domingo, 6 de dezembro de 2015
Sem dúvida, a humildade é um dos valores essenciais na educação das crianças. Ser humilde significa sentir respeito em relação aos outros, não desvalorizar ninguém nem se considerar superior, e, sobretudo ter uma atitude permanente de aprendizado. A principal forma de ensinar as crianças a serem humildes é explicando com exemplos e situações reais dessa palavra tão abstrata, por isso o Contraturno realizou a pesquisa sobre grandes lideres e a importância de ser humildade depois construíram um cartaz com a frase que mais lhes chamaram a atenção.
Valorizar a história e a cultura das brincadeiras das gerações anteriores pode vir a ser uma forma de apresentar as crianças de hoje um conhecimento que lhe proporcionará o desenvolvimento físico, social e corporal, promovendo assim uma reflexão sobre o papel do idoso e o que ele pode contribuir para as novas gerações. Assim, os idosos são hoje portadores de uma grande sabedoria que muitas vezes não é valorizada pelas crianças, as quais preferem assistir desenho animado ou jogar vídeo game ao invés de escutar as histórias e brincadeiras de seus avôs. Que delícia resgatar brincadeiras antigas e produzir seu próprio brinquedo!
Na roda, escutamos a história Princesa Arandela Mimada que só ela! Conta a historia de uma princesa que tinha tudo que queria mas nem tudo era o que precisava! Conversamos sobre a importância de ser e não de ter e procuramos resgatar a essência de ser criança já que vivemos em uma sociedade cada vez mais industrializada os jogos de computadores e brinquedos eletrônicos passaram a ser mais constante na vida das crianças o que torna o brincar mais individualizado. O Brincar possibilita o resgate de valores sociais essenciais, é uma forma de comunicação entre as gerações, um instrumento de aprendizagem e de valorização do patrimônio lúdico-cultural em diferentes contextos. Por meio das brincadeiras podemos compreender a cultura de um povo, e é brincando que a criança começa a ter contato com o mundo a sua volta (KISHIMOTO 2006). Ainda hoje nos lembramos das brincadeiras que fizeram parte de nossa infância, pois, por meio destas brincadeiras, aprendemos a dividir, cooperar, ganhar ou perder.
A feira do empreendedorismo aconteceu nos dias 20 e 21/08/2015. A culminância de um projeto rico em significados e valores. Parte de todo o lucro com a venda dos produtos foi destinado a Escola Salvatoriana na África "Mwana Unerufaro" e outra para um momento de integração das crianças do contraturno que se emprenharam tanto. Parabéns galera!
Assinar:
Postagens (Atom)