quarta-feira, 20 de novembro de 2013

NATAL: VIDA QUE NASCE!


“Natal: vida que nasce...
...cresce, deve ser assumida, valorizada e defendida!
           

Prezados Estudantes, Familiares e Educadores

            Estamos chegando ao final de mais um ano letivo.

Em nosso Colégio, nesta época, temos o salutar costume de refletir, aprofundar, celebrar, vivenciar e também manifestar exteriormente o verdadeiro significado da Festa de Natal, ou seja, o nascimento de Jesus, nosso Salvador.
           
Neste ano de 2013 as celebrações natalinas se revestem de um significado todo especial para nós do Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima, pois ao longo deste ano, celebramos, refletimos e vivenciamos o valor da vida.

Natal é essencialmente a festa da vida. “Vida que nasce, cresce e deve ser assumida, valorizada e defendida” por cada um de nós.
           
Para nós cristãos a vida não é uma teoria, não é uma ideia, não é um conceito. Para nós essa vida é o próprio Cristo. Ele mesmo disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo14,6). E ainda mais, teve a coragem profética de explicitar o “tipo” de vida que cada ser humano deve ter: “vida em abundância” (cf. Jo 10,10). Vida em abundância significa: dignidade, direitos garantidos, saúde, educação, alimentação, amigos, um lar, uma casa, poder brincar, se divertir, poder sonhar e buscar concretizar os sonhos.
           
O natal nos deve fazer pensar em tudo isso. Na verdade... isso é , verdadeiramente, o Natal.

Que possamos preparar o interior e o exterior.
Que possamos deixar nosso Colégio, nossas casas, apartamentos, escritórios, lojas, igrejas,  nossa cidade  visualmente belos, decorados, mas que consigamos deixar, principalmente, o nosso coração e o coração de todas as pessoas sensibilizados e conscientizados da profundidade desta data que é o Natal.
           
            De nada valerá todas as nossas manifestações exteriores (decorações, luzes, imagens, exposições) se não acontecer em nós a verdadeira manifestação do Natal, ou seja: estarmos disponíveis para acolher o amor, o bem, a paz, a verdade e a justiça. Pois, Natal é fazer com que estes valores/atitudes possam “nascer”, “crescer” , “permanecer” e se “multiplicar” em nós e a partir de nós, todos os dias.

            Uma excelente preparação e vivência natalina para todos nós.


Ricardo Marques
Coordenador do Serviço de Pastoral Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário